Publicado em 01/12/2020 às 15:39

209

Seconci amplia visitas e orientações em canteiros de obras

Desde que a construção civil foi autorizada a retomar as atividades, no dia 13 de abril, o Seconci-PR/Noroeste está visitando os canteiros de obras de Maringá para orientar as construtoras e os trabalhadores sobre as medidas de prevenção

Desde que a construção civil foi autorizada a retomar as atividades, no dia 13 de abril, o Seconci - Serviço Social do Sinduscon – PR/Noroeste - Sindicato da Indústria da Construção Civil, está visitando os canteiros de obras de Maringá para orientar as construtoras e os trabalhadores sobre as medidas de prevenção contra o novo coronavírus.

As visitas começaram nos canteiros das construtoras associadas, mas agora o trabalho foi estendido para as demais construções da cidade. De acordo com Álvaro Pereira da Silva, da diretoria do Seconci, são duas equipes de técnicos de segurança que estão percorrendo os canteiros. “Estamos empenhados em dar nossa contribuição no combate à pandemia e garantir um ambiente seguro para todos os trabalhadores da construção civil”, diz.

Além do uso de máscaras, o fornecimento de álcool gel e o distanciamento entre os trabalhadores, o Seconci tem reforçado outras exigências do decreto municipal, que determina, por exemplo, que as equipes sejam divididas em turnos, para evitar aglomerações na entrada e saída dos canteiros. Outra determinação é que trabalhadores do grupo risco permaneçam afastados do local de trabalho.

Em todas as obras visitadas, são distribuídos cartazes com ilustração de boas condutas para a mitigação da pandemia e de atendimento aos decretos municipais, visando a saúde dos trabalhadores e a segurança jurídica das empresas.

Em alguns canteiros, foram adotadas medidas extras, que vão além das exigidas pelas autoridades. Em algumas empresas associadas, por exemplo, os operários estão passando por aferição de temperatura antes de entrar nos canteiros, além disso, os trabalhadores participam de palestras sobre condutas de prevenção e ganharam kits com álcool gel, máscara de tecido e cartilha de orientações.

Fonte: Autor: Camila Maciel

Sua privacidade é importante para o Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Região Noroeste – SECONCI-PR/Noroeste.