Atendimento ao trabalhador

(44) 3023-7999

Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Região Noroeste

SSSSS
PARCERIA SINDUSCON SENAI APRENDIZ
SELO OBRA LEGAL
Slide 01
Slide 02
Slide 03
Slide 04
Informalidade na construção cai 16% na região Noroeste / SECONCI-PR/NOROESTE - Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Região Noroeste
A+ A-
Imprimir matéria

29/05/2020 [11h23]

Informalidade na construção cai 16% na região Noroeste

Em números reais, isso significa que no período 486 operários tiveram as carteiras de trabalho assinadas
Informalidade na construção cai 16% na região Noroeste

A média histórica do índice de informalidade entre os trabalhadores da construção civil da região Noroeste era de 40%. Em janeiro de 2019 o Comitê de Incentivo à Formalidade deu início a uma série de ações, que reduziu essa estatística para 24%, após 12 meses de trabalho. Em números reais, isso significa que no período 486 operários tiveram as carteiras de trabalho assinadas, elevando o número de 1.868 formalizados para 2.354. 


No início dos trabalhos, o Crea-PR e o Sinduscon-PR encontraram 1.227 atuações sem registro em carteira nem contrato assinado. Deste total, 836 eram pessoas físicas e 391, pessoas jurídicas. Para reduzir as irregularidades no segmento, o engenheiro civil Djalma Bonini Júnior, facilitador da fiscalização do Crea-PR, explica que as visitas e as pós-visitas às obras são planejadas. “Fazemos vistorias mensais, além de atender às denúncias e às situações de acidentes em obras”, ressalta. O trabalho é realizado por uma equipe do comitê, que também recebe informações das prefeituras, Ministérios Públicos do Trabalho, entre outros órgãos. Eles verificam mais de 80 itens, que compõem um check-list do comitê. 


Durante as vistorias são detectadas outras irregularidades, como a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de responsável técnico e ausência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Em muitos casos são assinados Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com os responsáveis pelos empreendimentos.

Fonte: Seconci-PR/Noroeste

COMENTÁRIOS

OUTRAS MATÉRIAS

  • CCT
(44) 3023-7999
Rua Antônio Carniel, 499
CEP 87015-330 - Zona 05
Maringá - Paraná
Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Região Noroeste
premiumART Desenvolvimento Web e Sistemas